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Crédito: Getty Images.

As férias de verão estão chegando ao fim. É hora de voltar à rotina e mudar alguns hábitos alimentares. Veja aqui seis estratégias infalíveis para você emagrecer e não engordar mais. As dicas foram publicadas na revista Saúde!:


1. Faça lanches intermediários. Comer a cada três horas parece dica batida, né. Mas você só a escuta sempre porque dá certo! Afinal, o metabolismo permanece acelerado, queimando calorias em ritmo constante. Outra vantagem é chegar às principais refeições com a fome controlada, o que evita os ataques de gula.
2. Aposte no café da manhã. Ele é essencial porque acontece depois de um longo período de jejum. É esta refeição, portanto, que fornece a energia necessária para ficar ativa até a hora do almoço. E tem mais: investindo nele, há pouca chance de chegar esfomeada ao almoço e lotar o prato de comidinhas engordativas. Não sabe o que incluir no desjejum? Olha só essas dicas saudáveis. Agora não tem desculpa para pular a primeira refeição do dia.
3. Beba água! Tome de 1 a 2 copos meia hora antes de almoçar ou jantar. O líquido dá a sensação de barriga cheia e, como consequência, você resiste com mais força às tentações. Estudos sugerem ainda que o próprio ato de ingerir água funciona como um pontapé inicial na queima calórica. Há evidências de que a versão gelada é a melhor escolha. Experimente!
4. Comece pela salada. Assim que a mastigação dos alimentos tem inicio, são liberadas substâncias capazes de incitar a desejada saciedade. Por isso, comer um prato de salada – sem queijo amarelo, azeitona, molhos gordurosos e outros sabotadores – antes das opções quentes é uma ótima pedida para driblar a gula. 
5. Não exclua nada. Está aí um dos grandes segredos para que a dieta de perda de peso funcione e seja fácil mantê-la por anos a fio. A regrinha também não deixa o organismo sofrer com a ausência de determinados nutrientes. Dessa forma, ele consegue trabalhar normalmente e, mais importante, sem estocar gordura.
6. Levante-se do sofá! A dobradinha dieta e exercício físico é imprescindível para dar tchau às dobras da cintura. Antes de começar a malhar, atenção: invista em fontes de carboidratos – preferencialmente os integrais. Isso porque eles fornecem energia aos tecidos. Depois, é hora da proteína, que auxilia na construção dos músculos.
Fontes consultadas pela revista SAÚDE!: Magda Rosa Ramos da Cruz, nutricionista e professora do curso de nutrição da PUC-PR, Durval Ribas Filho, presidente de Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Liane Quintanilha Simões, nutricionista do Conselho Federal de Nutricionistas, Maria Flora Almeida, nutróloga do Grupo de Estudo e Tratamento do Obeso (GESO) , Alfredo Halpern, endocrinologista do Hospital das Clínicas em São Paulo, Elisabete Almeida, diretora executiva do projeto Prato Saudável.
Fonte: Revista Saúde!
Adaptação: Me cuido Aki!


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