Selecione a Categoria Aqui

Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Dicas Legais

Racing

Videos

» » » CUIDADO! 10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga


Nem sempre o que parece saudável é. Rótulos, cores, propagandas e embalagens podem enganar muito na hora da compra. O melhor mesmo é esquecer a parte enfeitada e vira o produto. Atrás existem as informações nutricionais.

Acostume-se a ver e comparar estes dados. O primeiro ingrediente da lista é o que existe em maior quantidade do produto, ou seja, o que vem primeiro é o que contém em maior quantidade, se esse ingrediente for açúcar, por exemplo, desconfie. Com certeza, você irá modificar muito os seus hábitos de consumo.

Abaixo, alguns alimentos que nos fazem cair nessa armadilha. Parecem saudáveis, mas não são:


1 - Barrinha de cereais

Cheias de promessa em ser um lanchinho saudável, mas nem sempre é assim. Muitas delas, contém excessivamente açúcar e sódio.

“Também fique de olho porque a lecitina de soja, substância usada para dar liga no alimento, pode causar alergia nas crianças”, alerta a nutricionista Elaine Pádua, autora do livro O Que Tem no Prato do Seu Filho? – Um Guia Prático de Nutrição Para os Pais (Ed. Alles Trade).

Que tal fazer a barrinha mais natural em casa mesmo? Existem receitas bem mais saudáveis. Faz pouco que postamos uma lista das barras de cereal com fibras, com suas calorias e nutrientes.

2 - Suco de caixinha

Deixando o refrigerante e substituindo por suco de caixinha? Cuidado! Muitos dos sucos de caixinha contém até mais açúcar do que os refrigerantes. Imagine que está ingerindo até duas colheres de sopa a cada 200 ml. Sem contra a quantidade enorme de sódio que, em excesso, pode sobrecarregar os rins. Inclusive nos sucos de soja, corantes e aromas também estão presentes.

A melhor opção mesmo é o suco natural. Ah! Mas o suco natural estraga? Veja essa dica: para aumentar a duração da bebida, misture-a com água de coco, que retarda o processo de oxidação, é um hidratante natural e não tem muito sódio nem na versão das prateleiras.

3 - Peito de peru

Presunto ou peito de peru? A escolha “saudável” é sempre peito de peru, mas se formos analisar, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal (sim, isso é nojento). Sem contar a quantidade de química que as indústrias utilizam como nitritos e nitratos. Por esse motivo, é interessante não consumir alimentos embutidos ou processados.

4 - Sobremesa láctea

Queijo petit suisse ou aquelas sabor chocolate, baunilha e tantos outros têm bem menos quantidade de cálcio são gordurosos e têm pouca proteína.


“No lugar da fruta, mais nutritiva, muitos contêm aromas e corantes artificiais, que devem ser evitados nos primeiros anos de vida pois estão relacionados a uma série de problemas – de alergia à hiperatividade”, afirma Elaine Pádua.


Os sabores mais desejados são os de morango e maracujá, mas é bom saber que os corantes amarelos e vermelhos são os mais perigosos. Que tal substituir iogurte natural misturado com a fruta que ele mais gosta? Se faltar açúcar, coloque açúcar mascavo.

5 - Leite de soja

A soja pode ser tão alergênica quanto a lactose, presente no leite de vaca.

“A soja é uma proteína de difícil digestão, por isso, pode causar alergias alimentares em crianças menores de dois anos, que têm um sistema digestivo imaturo”, afirma a nutricionista Santhi Karavias, do projeto Lancheira Saudável, em São Paulo.

6 - Bisnaguinha

O visual fofo esconde a gordura hidrogenada. Ess tipo de pão é feito com poucos nutrientes e fibras, basicamente farinha branca e açúcar. Mas você pode escolher a versão integral ou de fôrma, recheando com requeijão ou até geleia,sem açúcar, claro.

7 - Frozen yogurt

Na hora de escolher o sorvete, muitos optam pelos “lights” frozen yogurt. Mas será que eles são assim, tão saudáveis?

“Esse ingrediente é bom porque é natural e não tem aromatizante”, explica Santhi Karavias, do projeto Lancheira Saudável (SP).

Mas alguns misturavam sorvete comum ou à base de iogurte.

“Esses últimos têm gordura saturada e trans, que aumentam o colesterol ruim e ainda diminuem o bom”, completa Santhi.

8 - Cereal matinal

No final do cereal sempre sobra açúcar, certo?

“É possível conseguir a mesma quantidade de carboidratos em outros alimentos, como pão integral e mingau”, explica a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, que presta assessoria nutricional, em São Paulo. Mas existem opções sem açúcar, adicionar um fruta como banana e morango deixa mais doce.

9 - Empanados de frango

Nem tudo o que parece é. Nuggets e empanados de frango, apenas são compensados, ou seja, ingredientes como partes de frango, pele, farinha, leite em pó (iéca) e ainda o glutamato monossódico.

“A substância realça o sabor e interfere no paladar da criança, deixando a papila gustativa acostumada a esse tipo de alimento”, conta a nutricionista funcional Gabriela Maia, do Rio de Janeiro.

O empanado industrializado não substitui a carne de boi ou de frango, que são proteínas completas.

10 - Produtos light e diet

Principalmente para crianças, os diet e os light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes.

“O fabricante adiciona sódio para manter o sabor. Então, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da light”, orienta Virginia Weffort, nutróloga do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Eles são saudáveis, e você não sabia!

Atum enlatado


Os conservados em água em vez são fonte de ômega 3 e tem gordura boa. Substituir pelos embutidos pode ser uma boa.


Legumes congelados


Praticidade e conservam nutriente e fibras, somente perdendo um pouco de vitamina C.


Pipoca

Quem diria! A pipoca é saudável, cheia de fibras e substâncias antioxidantes, que podem prevenir até câncer. A de panela é melhor. Esqueça o de micro-ondas.

E aí o que achou? Deixe seu comentário conosco!

Fonte: Me cuido Aki!


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: